Sobre o Projeto Insetos Aquáticos

 

O Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos – LACIA, coordenado pela Dra. Neusa Hamada, tem atualmente cerca de 30 pessoas envolvidas nas diversas linhas de pesquisas sobre os insetos aquáticos, entre pesquisadores, alunos de mestrado, doutorado, graduação, iniciação científica, bolsistas de apoio técnico e estagiários voluntários.  

Leia mais...

Projetos em Andamento

 

1. Conhecer para preservar: o caso da floresta ripária e biologia de insetos aquáticos. Coordenador: Neusa Hamada. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico - CNPq Edital MCTI/CNPq/SECIS. Difusão e Popularização da Ciência.

 

Leia mais...

Sobre o Projeto Insetos Aquáticos

 

Nosso estudo sobre insetos aquáticos tem como objetivo inventariar a fauna desses organismos, principalmente no estado do Amazonas, e, além disso, contribuir com estudos na área de biologia, ecologia, genética, avaliação de impacto ambiental e de interesse médico legal. Os resultados dos nossos estudos são publicados em artigos científicos, capítulos de livro e livros. Além disso, procuramos divulgar os conhecimentos obtidos para a sociedade em geral por meio de ações de popularização e divulgação da Ciência. Essas ações atendem a vários segmentos do ensino e extensão, como, por exemplo, as atividades de educação ambiental voltada para estudantes do ensino fundamental e médio de Manaus durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e no programa Circuito da Ciência, do INPA.

Os produtos gerados para divulgação da Ciência visam contribuir com a melhoria da qualidade de ensino de Ciências e Biologia. Entre esses produtos, podemos citar jogos (para computador, jogos de cartas, tabuleiro, quebra cabeça, jogo da memória), oficinas (pinturas em papel, pintura e confecção de imãs com insetos como modelo, teatro de dedoches), cartilhas infantis e painéis interativos. Uma maquete simulando um igarapé contendo insetos aquáticos de pelúcia e de EVA, elaborados pela equipe do laboratório, é utilizada para demonstrar vários processos biológicos e ecológicos nos quais esses organismos estão envolvidos.

Atualmente, parte das atividades de popularização da Ciência está exposta permanentemente na sala dos Insetos Aquáticos, na Casa da Ciência, localizada no Bosque da Ciência, do INPA, podendo ser visitada pela comunidade e visitantes em geral.

© Insetos Aquáticos
INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Coordenação de Biodiversidade - CBIO
Caixa Postal 478; CEP. 69011-970, Manaus, AM.
Fones: 0XX92 3643-3369
E-mail: nhamada@inpa.gov.br
From Crosstec